
Nos últimos anos o número de pacientes adultos que necessitam ou querem ser submetidos a um tratamento ortodôntico tem aumentado e isto se deve ao envelhecimento da população, que está preparando-se para alcançar idades mais avançadas, com qualidade de vida e auto-estima. A busca por melhor qualidade de vida começa por hábitos e alimentação saudável, sendo imprescindível estar com os dentes e gengiva saudáveis para que possa ser realizada com eficiência a função da mastigação. Para que a saúde dental ocorra, os dentes devem estar bem nivelados e engrenados.

​
Na Odontologia, em geral, os materiais e as técnicas evoluem para que o tratamento seja mais eficaz, confortável e principalmente estético, pois a busca pelo belo é inerente ao ser humano. Seguindo estes objetivos, os pacientes buscam cada vez mais aparelhos ortodônticos estéticos, que não sejam muito visíveis.
​
A Ortodontia, que no início utilizava aparelhos fixos com anéis metálicos em todos os dentes, foi evoluindo e desenvolvendo aparelhos menores, no início metálico e em uma fase posterior cerâmicos, que contribuíram muito para a estética.
​

Mas ainda assim, afastavam do consultório pacientes adultos que necessitavam tratamento ortodôntico, portanto na década de 70 surgiu a Ortodontia Lingual como uma alternativa completamente invisível para satisfazer esteticamente estes pacientes.
​
Aparelhos Estéticos -
Ortodontia Lingual

.jpeg)
​
​
O aparelho lingual é composto por braquetes metálicos feitos para serem colocados na face interna dos dentes. Tem como vantagens para o paciente: o máximo em estética, não é necessário a remoção do aparelho em ocasiões sociais especiais, não modifica o contorno do lábio durante o tratamento e soluciona o problema de pessoas que não aceitam a técnica do aparelho fixo convencional.
​
â€‹É de extrema importância que as pessoas não busquem apenas por um aparelho estético e sim funcional, capaz de realizar a movimentação correta dos dentes e o aparelho lingual cumpre esta exigências, possibilitando que sejam feitas até algumas movimentações dentais que são muito difíceis de serem realizadas pela técnica convencional.
​
Dra. Rita Baratela Thurler


